UM ESPAÇO EDUCATIVO: AMOR - LIBERDADE - COMPAIXÃO

Criado em 1986 e fundado juridicamente em 1994, o Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA) chega aos 32 anos, ainda vivenciando ciclos sucessivos e marcantes de desenvolvimento institucional, ao mesmo tempo em que ocupa hoje um lugar de reconhecida importância no tocante às experiências formativas voltadas para crianças, jovens e adultos moradores das periferias urbanas. Sua proposta pedagógica foi reconhecida, em 2009, pelo Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, além de ser alvo de produções acadêmicas em diferentes áreas e instituições. E em 2015, o NEIMFA foi reconhecido pelo Ministério da Educação como experiência criativa e inovadora na educação básica, iniciativa que teve continuidade através do Movimento de Inovação na Educação.

 

Como organização social, o NEIMFA é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos: a promoção e a defesa dos direitos das crianças, jovens, mulheres e demais moradores das periferias urbanas da Região Metropolitana do Recife; o desenvolvimento de ações educacionais, em todos os seus aspectos, áreas e dimensões; a promoção dos direitos humanos, do voluntariado e do associacionismo; o estudo, a prática e a divulgação dos valores humanos e das tradições espirituais que estimulem a cultura de paz; e a realização de estudos e pesquisas voltadas à educação dos grupos populares.

O NEIMFA constitui-se principalmente como instância ético-política que cultiva e defende o desejo de uma cidade justa e solidária, assumindo como fio articulador de suas ações o esforço para instituir uma visibilidade outra ao Coque e aos seus moradores; uma visibilidade que vá muito além da representação de que aí se trata apenas com “sujeitos violentos”, “carentes” e/ou em “risco pessoal e social”. Imagens que são reiteradas não apenas pelas mídias tradicionais, mas também pelos aparelhos governamentais e mesmo parte do universo acadêmico que insiste em fazer ressoar pobreza com perigo.

 

Desse modo, o Coque é muito mais que o lugar concreto de pertencimento do NEIMFA; ele é uma cifra simbólica dos diferentes e multifacetados espaços periféricos existentes na cidade do Recife. Signo da condição periférica, o Coque é um campo de problematização das condições sempre singulares de natalidade de experiências formativas humanizadoras também presentes em inúmeras outras comunidades. Portanto, o binômio NEIMFA-Coque expressa as possibilidades concretas de formar com e a partir da periferia e de ouvir e ver com os sentidos atentos aos desejos de transformação pessoal e coletiva em curso nos espaços periféricos de nossas cidades.

© 1986-2018 Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis

Amor - Liberdade - Compaixão

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Rua Jacaraú, 31. Coque/Joana Bezerra. CEP: 50.080-310