Buscar
  • NEIMFA

Período do Saga Dawa terá programação especial no NEIMFA

O Saga Dawa é um dos períodos mais auspiciosos da tradição budista. Durante este período, celebra-se o nascimento, a iluminação e o paranirvana do Buda. Acredita-se que esta comemoração é tão especial que os efeitos de nossas ações, sejam positivas ou negativas, são multiplicados de forma exponencial. Diz-se que os méritos de ações virtuosas, por exemplo, são potencializados nesses dias, sendo multiplicados por cem mil ou até dez milhões de vezes. Por esse motivo, os professores têm ressaltado a importância de nos organizarmos para que, sempre que possível, possamos estar reunidos a fim de potencializar nossas práticas em grupo. Em 2018, a comemoração do saga dawa terá início na lua nova do dia 15 de maio e atingirá seu ponto mais alto na lua cheia de Amitaba, no dia 29 de Maio.



No NEIMFA, o período torna-se ainda mais auspicioso e propício para a realização de atividades virtuosas, pois coincide com o bimestre do buda amarelo, o buda da generosidade. Em nossa associação, o buda amarelo é quem está no centro do mandala do Núcleo de Gênero e Saúde (NGS). E neste ano, o mandala do NGS comemora os 30 anos do curso de orientação às gestantes, uma das primeiras atividades do NEIMFA preocupada com a dignidade da mulher e com a constituição dos corpos maternos.



Por este motivo, durante o saga dawa e mesmo depois dele, estaremos tecendo uma espécie de rede mágica, a teia dos sonhos de Ratnasambhava. Essa rede pretende ser composta por uma série de associações e micropolíticas voltadas para o resgate do cuidado e da dignidade roubada das mulheres. A intenção é instaurar, a partir da teia dos sonhos do buda amarelo, um novo ethos: a ética da generosidade. Nesse ethos, para nós que compomos o NGS, está a possibilidade de um devir... o devir-mulher de ratnasambhava.


Se quiser participar das atividades propostas para o período, confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO SAGA DAWA NEIMFA 2018


Terça-feira, 15/05

Abertura do Saga Dawa NEIMFA: Riwo Sangcho com Lopon Ngawang Khenrab.

NEIMFA – 06:30h

Quarta-feira, 16/05

NEIMFA e a Teia Mágica das Cinco Sabedorias: por uma intervenção cosmo-espiritual no nosso tempo. // Tsog e Oferenda de Lamparina com desejos auspiciosos.

NEIMFA - 19:30 às 21:30hrs.

Quinta-feira, 17/05

As mulheres e mestras da Jurema cumprindo seu contrato sagrado com a teia mágica das cinco sabedorias.

NEIMFA - 19:30 às 21:30hrs.

Sexta-feira, 18/05

Ativando os quatro tipos de atividades iluminadas em nosso corpo, mente e energia: o princípio das dakinis. // Tsog de Tara Vermelha e Oferenda de Lamparinas nas Cinco Cores com desejos auspiciosos.

NEIMFA – 19:30h às 21:30h

Terça-feira, 22/05

"A Formação Humana em Chogyam Trungpa Rinpoche: o ainda não pensado em Educação”. Participação do Shastri York Stillman (Prof. Sênior do Centro Shambala de São Paulo e aluno do Chogyam Trungpa Rinpoche), da Professora Drª Ana Cláudia Tavares (UPE) e dos professores Dr. Moisés Santana (UFRPE) e Dr. Sidney Carlos da Silva (UFPE e presidente do Conselho Gestor do NEIMFA)

Centro de Educação - UFPE - 19h às 21hrs.

Quarta-feira, 23/05

“A importância da qualidade nutridora do principio feminino na dimensão da espiritualidade” com a Venerável Ani Zamba Chözom

NEIMFA – 19:30h às 21:30h

Quinta-feira, 24/05

Oficina de Dança “A ancestralidade do tamborzão” com Taisa Machado (Criadora do Afrofunk e da UniverCidade da Ousadia)

NEIMFA – 19:30 às 21:30

Sexta-feira, 25/05

Expandindo os quatro tipos de atividades iluminadas nos mundos: unindo nosso compromisso com a sabedoria das dakinis. // Tsog de Tara Vermelha e oferenda de Lamparinas nas Cinco Cores com desejos auspiciosos.

NEIMFA – 19:30h às 21:30h

Terça-feira, 29/05

Lua Cheia do Saga Dawa: Prática Coletiva de Sadhana, Tsog, Banho no Buda Criança e Oferendas de Lamparinas nas Cinco Cores.

NEIMFA – 19:00h às 21:30

Quarta-feira, 30/05

Uma Intervenção Cosmo-espiritual no mundo: os projetos do NEIMFA no contexto de Kalachakra e Prajnaparamita; Tsog e Banho no Buda Criança e oferenda de Lamparinas nas cinco Cores.

NEIMFA – 19:30 às 21:30

Quinta-feira, 31/05

“Mulheres, Compaixão e Justiça Social” com a monja Karma Lekshe Tsomo.

NEIMFA – 15:00h às 17:00h


*Durante todos os dias do Saga Dawa estaremos fazendo prática de Riwo Sang Tchod (6h30) e prática de Tara Vermelha com Tsog e Oferendas de Lamparinas (19h).

120 visualizações

© 1986-2018 Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis

Amor - Liberdade - Compaixão

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Rua Jacaraú, 31. Coque/Joana Bezerra. CEP: 50.080-310